segunda-feira, 9 de abril de 2018

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura Aula 06

09-04-2018

1º  Demos continuidade ao exercício da aula passada "APARTAMENTO".


2º  Depois de fazer as paredes e unir as partes que tivemos que fazer à parte, passamos para os vãos de porta. Desenhamos com o comando "POLYLINE" a altura e o comprimento da porta, o mesmo para a aduela. 


3º  Depois de rodar o formato da porta para posição vertical, utilizamos o comando "SWEEP" para finalizar. Mudamos o estilo visual para "2D wireframe" e desenhamos a porta com o comando "EXTRUDE", com 2.48m devido à aduela.





 4º  Feita a porta, passamos para a maçaneta. Com o comando "CIRCLE" desenhamos o formato da ferregem, por fim o comando "EXTRUDE" consoante as medidas pretendidas. Para finalizar desenhamos a maçaneta. Feito isto, juntamos as partes que fizemos em separado e rodamos para a posição vertical. Com o comando "MOVE" movemos a maçaneta para a altura pretendida. Por fim utilizamos o comando "MIRROR" para termos a maçaneta dos dois lados da porta.









5º  Para não termos que desenhar cada vão de porta vamos fazer um bloco da mesma. Mudamos a layer para a layer 0, usamos o comando "BLOCK", seleccionamos o objecto e o ponto base. 





6º  Passamos para os vãos de janela, no "chão" desenhamos o formato da janela com ajuda de linhas auxiliares. Com o comando "REC" desenhamos a janela, utilizamos o comando "EXTRUDE" e damos 5 cm ao caixilho. Utilizamos o comando "SUBTRACT" para tirar o interior do caixilho. No interior do caixilho desenhamos um rectângulo que vai ser o vidro, dando 1 cm de espessura. Rodamos para a posição vertical e fazemos um bloco do objecto. 










7º  Fazemos os restantes vãos de janela e para adaptar o bloco aos restantes vãos utilizamos o comando "EXPLODE" e "SLICE", para podermos cortar o objecto e mover de forma pretendida. Por fim, utilizamos o comando "UNION" para unir o objecto.


8º  Desenhamos a laje, utilizando o comando "REC", damos 20 cm de espessura. Damos 2 cm de espessura ao pavimento que tínhamos desenhado antes. Como o pavimento vai ficar sobreposto com a laje, copiamos tudo para um lado para subtrairmos a espessura do pavimento na laje, utilizando o comando "SUBTRACT". Por fim, voltamos a mover a laje para o lugar inicial.







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